terça-feira, 22 de novembro de 2016

DICAS DE VIAGEM: LISBOA E OUTRAS CIDADES - PORTUGAL


Lisboa  


Arco Triunfal 


Lisboa ergue-se nas suas 7 colinas sobre o rio Tejo, banhada por uma luz única. Capital de Portugal desde a sua conquista aos Mouros em 1147, Lisboa é uma cidade lendária com mais de 20 séculos de história e o mais importante pólo turístico do País.
Dos edifícios pombalinos da Baixa, com fachadas de azulejos, às estreitas ruas medievais dos Bairros típicos de Alfama e do Bairro Alto, onde à noite se pode ouvir o fado e usufruir de um divertida vida noturna, aos inúmeros museus e lojas, Lisboa é uma cidade com várias opções.

São variados os pontos de interesse turístico da cidade, mas alguns são absolutamente imperdíveis. É o caso do Castelo de S. Jorge, de onde se avista Lisboa em toda a sua magnificência, passando pela velha Mouraria, pela Sé Patriarcal, pela Baixa Pombalina, o Mosteiro dos Jerónimos, exemplo mais marcante do estilo manuelino, classificado pela UNESCO como "Património Cultural de toda a Humanidade"; a Torre de Belém, construída na época dos Descobrimentos, a Basílica da Estrela.
Nos arredores da cidade, Sintra merece uma visita por todo o seu ambiente romântico, para o qual contribuíram em muito variados escritores da literatura internacional. Saliente-se como pontos de interesse o Castelo dos Mouros, a Quinta da Regaleira, o Cabo da Roca, conhecido como o ponto mais ocidental da Europa, Sintra e o Palácio Nacional da Pena cuja construção remonta a 1839. 

Na vila de Sintra, passeiam-se carruagens de cavalos que conduzem os turistas pelas maravilhosas quintas com séculos de histórias. Perto dali fica o Palácio de Queluz e o Convento de Mafra, maior monumento religioso de Portugal, Cascais, Estoril e Ericeira, destinos turísticos de eleição da região que encantam pelas suas praias.

Lisboa revela a sua vocação de cidade animada durante os festejos dos Santos Populares, no mês de Junho. No dia 13 de Junho comemora-se o feriado de Santo António, padroeiro da cidade, substituindo a antiga devoção a São Vicente de Saragoça.
Existe uma variedade muito grande de restaurantes nacionais e de cozinha internacional. No entanto, a proximidade da costa, ditam a predominância de peixe fresco e marisco nos pratos da região. É o caso das sardinhas assadas, as amêijoas "à Bulhão Pato", sopas de peixe "à fragateira" e variados pratos à base de bacalhau. Entre a sortida doçaria, os pastéis de Belém são imperdíveis.

Outras especialidades típicas do distrito são os queijos de cabra e de ovelha do Sobral de Monte Agraço e de Azeitão, os folhados da Malveira e o "pão de ló" de Loures, os saborosos doces de noz e ovos de Cascais, as "queijadas" de Sintra; os vinhos de Colares, Bucelas, Setúbal, Carcavelos e o vinho "moscatel" de Setúbal.


Uma ótima opção é adqurir o Lisboa CardLisbon Monuments, Museums and Transportation for free ( Monumentos, Museus e Transportes de Lisboa Gratuitos). Inclui vários passeios, transporte público e pode ter duração de 24, 48 ou 72 h . 




                                         http://www.lisbonlux.com/lisbon/lisboa-card.html


Passeios 

Há sempre mais alguma coisa para ver e fazer em Lisboa, mas a beleza da costa convida a um passeio. As praias de Cascais e do Estoril, assim como o mundo de fantasia de Sintra, são facilmente acessíveis de comboio, mas um passeio organizado é uma boa opção para quem tem pouco tempo ou para quem não quer perder nenhuma das grandes atrações. 

Um passeio guiado pelo centro de Lisboa pode também oferecer uma nova perspectiva da cidade, especialmente durante uma visita mais curta. Os autocarros panorâmicos ou os passeios guiados a pé são muito procurados, mas existem várias outras opções. 

Há quem também use a capital para ficar a conhecer outras partes de Portugal, partindo em excursões até Évora, até à vila medieval de Óbidos ou ao famoso santuário de Fátima. 
                        Igreja Santa Maria de Belém














                             Torre de Belém

                         

                       

                            
                           Mosteiro dos Jerônimos 



                            
                            PASSEIOS NOS ARREDORES
                                              
   Évora e Alentejo 



      
A bela e histórica Évora fica a cerca de 1h45m de Lisboa, e é uma boa desculpa para ficar a conhecer um pouco mais do Alentejo. É possível visitar a cidade e arredores num dia, partindo de Lisboa

   Óbidos


                      
É das vilas mais encantadoras, não só de Portugal, mas de toda a Europa. Óbidos é uma romântica vila medieval e um dos destinos mais visitados do país. Depois de um passeio pelas suas muralhas, perceberá porquê. Lugar repleto de livrarias de postas abertas onde se receitam livros para os males da mente. 
                                            

   Sintra 


Poetas e visitantes têm-se referido a esta vila como um pequeno paraíso na terra, e uma visita a Lisboa não termina sem um passeio pelos castelos e palácios de contos de fada em Sintra, especialmente pelo Palácio da Pena. É um cenário romântico e misterioso rodeado de vegetação, classificado como Património Mundial, e a melhor maneira de ver tudo em pouco tempo é ir num passeio organizado. Muitos também passam pelo Palácio de Queluz, pelo Palácio de Mafra e pelo Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, ali perto.
                               
   Fátima

                                         
Para os católicos, este é um destino a visitar pelo menos uma vez na vida. Há quem visite Lisboa só para ir até Fátima, e a maneira mais fácil e conveniente de lá chegar é uma excursão. 

Cascais e Estoril 







Já passou pela sua cabeça que Portugal tem belas praias? Enseadas de águas transparentes, falésias coloridas, areia branquinha? Aposto, com todas as forças, que não. E digo, com o maior orgulho, que esta foi uma das minhas melhores descobertas do lado de cá do Atlântico. Com um porém: a água é fria.
Ok, você pode argumentar, ninguém atravessa o oceano em busca de praia. Mas me permita um conselho: vá conhecer Cascais. E vá à Praia do Guincho, uma das mais bacanas do país. É um programaço sim, ainda mais se for no verão. Melhor ainda é pegar uma das bicicletas que a prefeitura empresta de graça (basta apresentar um documento num dos quiosques espalhados pela cidade) e seguir até lá pela ciclovia que margeia a costa. Você vai ser acompanhdo o tempo todo por este visual da foto aí de cima.
Cascais está a 32 minutos no trem mais rápido a partir de Lisboa (o "comboio" parte da estação do Cais do Sodré, conectada à estação de mesmo nome da linha verde do metro; o bilhete custa € 1,65, veja mais aqui). A viagem já é uma viagem: o trem despede-se da capital à beira-rio e acompanha os últimos passos do Tejo rumo ao Atlântico. Vão ficando para trás, pela janelinha, o casario de Santos, a Ponte 25 de Abril, a Torre de Belém.
Balneário de verão dos ricos lisboetas no século 19, antiga residência de verão do rei Luis I (uma imponente fortaleza do século 17), hoje casa do Felipão, Cascais tem um charmoso centrinho histórico, o melhor sorvete de Portugal (do Santini) e um considerável número de estrelas Michelin (vide Porto de Santa Maria e Fortaleza do Guincho, dois dos melhores restaurantes do país).
Além de subir e descer as ruinhas e becos do centro, há outros três programas obrigatórios: 1) a Praia do Guincho; 2) a Casa da Guia, um casarão cheio de restaurantes e lojinhas super bacanas; e 3) o cachorro-quente da carrocinha Boca do Inferno nos fins de tarde de verão (na ciclovia que leva até o Guincho).
A 3 quilômetros de Cascais (no sentido Lisboa, a primeira parada do trem) fica Estoril, onde um enorme cassino faz concorrência à faixa de areia paralela à ferrovia. Entre eles, um enorme jardim de palmeiras emoldura os letreiros de néon. Eu passo, mas quem gosta de roletas e caça-níqueis não troca por nada deste mundo.

   Porto





                                 
   Aveiro 









  Coimbra 




Universidade de Coimbra

   Guimarães 




   Braga 




Acompanhe as dicas da TATA TURISMO para o seu lazer e diversão! 
Procure-nos:
http://agenciatataturismo.blogspot.com.br/...
https://www.facebook.com/agenciatataturismo/

Um comentário:

  1. Acompanhe as dicas da TATA TURISMO para o seu lazer e diversão!
    Procure-nos:
    http://agenciatataturismo.blogspot.com.br/...
    https://www.facebook.com/agenciatataturismo/
    https://www.linkedin.com/in/nathaliagarcia07…

    http://agenciatataturismo.blogspot.com.br/2016/11/lisboa-capital-de-portugal.html

    ResponderExcluir

VOTOS DE FELIZ ANO NOVO COM A VACINA CONTRA COVID 19! MENSAGEM DA TATA TURISMO

  FELIZ ANO NOVO COM A VACINA CONTRA COVID 19 Depois de um ano tão desafiante como 2020, com todas as dificuldades que enfrentamos em todo o...